segunda-feira, 16 de julho de 2007

Melina, uma super irmã!!!!!!!!!!!!!


Ser irmão especial é uma tarefa muito complicada.

Prá Melina sempre foi muito difícil. Lembro a levar de arrasto naqueles infindáveis atendimentos.Hospitais. Clínicas.Pobre da minha filhinha,foi também uma guerreira.

Eu a amo cada dia mais.Minha companheira, meu ombro amigo.


Quando uma família tem uma criança doente e/ou deficiente todo o sistema familiar é abalado. A reação de cada membro desta famíla depende da situação específica, da idade da criança e dos outros irmãos, da gravidade e do tipo de deficiência, e dos cuidados médicos e familiares requeridos. Os irmãos menores da criança com necessidades especiais podem ser afetados emocionalmente, principalmente se esquecidos dentro da família, ocupada em cuidar do novo irmão que necessita de atenção especial.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração, é que os irmãos depois que crescem podem ficar embaraçados pela presença do irmão deficiente, evitando até mesmo convidar amigos para visitá-los em casa. Todos estes aspectos devem ser observados pelos pais, que precisam de equilíbrio, amor, e às vezes, de ajuda profissional para lidar com o problema.
Os irmãos maiores, normalmente aceitam com calma a chegada de um irmão excepcional, e o tratam com compreensão e paciência. Mas o irmão mais novo pode ter uma reação desfavorável, devido à atenção que recebe o novo membro da família.
Com menos de três anos, a criança não se apercebe do problema do irmão com necessidades especiais (só sente a ansiedade dos pais). Porém, acima desta idade, pode apresentar ansiedade em virtude da problemática do irmão. É neste momento que os pais precisam saber que o desgaste emocional e esgotamento produzidos pela atenção exigida pela criança deficiente deverão ser minimizados, para que os outros filhos não se sintam descuidados.
O importante é lembrar que, não são apenas os pais que sofrem com a doença ou deficiência de um filho. Os outros filhos também são tocados emocionalmente pelo problema do irmão, pela ansiedade dos pais e o assunto precisa ser tratado com cuidado dentro do universo familiar.

Nenhum comentário: